terça-feira, 9 de agosto de 2011

Resposta a um irmão:

Ser Católico não é dançar forró, tomar cerveja e dar respostas quando o censo bate a minha porta e
pergunta sobre a minha religião.
Ser católico é: É sempre estar em Obras , Reformando aqui demolindo ali , ampliando acola , para que este templo do Espirito Santo que sou ,se torne ainda mais agradavel e confortavel para que Deus o Habite ,
É saber que mesmos diante das perseguições, dos erros e dos acertos a nossa igreja vive até os dias de hoje e se não fosse de Deus já teria se acabado como diz São paulo em uma de suas cartas.
Um jovem me fez essa pergunta. Disse que há algum tempo está em crise de fé e tem buscado a solução em outras igrejas.
Em uma delas, ao se confessar católico, ouviu dizer que a palavra “católico” nem sequer está na Bíblia.
Pedi que ele abrisse a sua Bíblia no Evangelho de Mateus, capítulo 28, versículos 18b-20.
“É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
Você percebeu que fiz questão de colocar em negrito uma palavrinha que aparece no texto: “TODO”.
Jesus tem todo o poder; devemos anunciá-Lo a todos os povos, guardar todo o ensinamento d’Ele na certeza de que estará todos os dias conosco. Essa ordem de Cristo foi levada muito a sério pelos discípulos. Em grego a expressão “de acordo com o todo” pode ser traduzida por “Kat-holon”.
 Daí vem a palavra “católico” (em grego seria: Καθολικός).
Ao longo do primeiro e segundo séculos os seguidores de Jesus Cristo começaram a ser
reconhecidos como “cristãos” e “católicos”. As duas palavras eram utilizadas indistintamente.
 Ser católico já significava “ser plenamente cristão”.
O Catolicismo, portanto, é o Cristianismo na sua “totalidade”.
É a forma mais completa de obedecer ao mandato do Mestre antes de sua volta para o Pai.
O mesmo mandato pode ser lido no Evangelho de Marcos 16,15: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Há, portanto, uma catolicidade vertical, que é ter o Cristo todo, ou seja, ser discípulo; e uma catolicidade horizontal, que é levar o Cristo a todos, ou seja, ser missionário.
Isso é ser católico: totalmente discípulo, totalmente missionário, totalmente cristão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário